Para a elaboração de um PCA adequado e que seja aprovado, são necessários seguir alguns passos listados a seguir:
Introdução do Plano de Controle Ambiental
Introduzir quem é o responsável juridicamente pela empresa em questão e apresentar a empresa pelo nome, tipo e natureza do empreendimento;
Explanação dos objetivos
Aqui, serão explanados tanto os objetivos gerais do projeto, quanto os específicos;
Identificação e apresentação do empreendimento
Aqui, é necessário descrever minuciosamente do que se trata o empreendimento bem como as características da localização em que o mesmo será implantado;
Atividades a serem desenvolvidas
Nessa fase, se faz necessário a descrição de cada unidade operacional do empreendimento e quais tipos de materiais/matérias primas eles usam. Deve ser exposto ao órgão ambiental então, qual a rotina diária do empreendimento a ser licenciado;
Medidas mitigadoras
No ponto mais importante do PCA, devem ser expostas as medidas mitigadoras que visam diminuir e/ou neutralizar os impactos ambientais que supostamente serão causados pelo empreendimento;
Requisitos legais
É importante também serem identificados requisitos e normas cabíveis ao PCA tanto das esferas federais, estaduais ou municipais;
Conclusão
resumo do documento apresentado;
Equipe técnica
Deve ser listada com nome, assinaturas, qualificação e registro profissional de toda equipe envolvida;
Complementares
Para finalizar o PCA, podem ser anexados imagens, tabelas e/ou gráficos para a complementação do documento, consequentemente, gerando melhor compreensão do mesmo.
Considerações finais
Uma vez aprovado, o Plano de Controle Ambiental permite que o empreendimento ganhe a Licença de Instalação (LI) que é uma das fases da Licença ou licenciamento ambiental.
O documento, porém, deve ser elaborado de acordo com as solicitações, normas e regras advindas dos órgãos competentes e que solicitaram o PCA.