Para se obter o AAF, o primeiro passo é caracterizar sua empresa preenchendo o Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento (FCEI), o qual definirá a qual classe seu negócio pertence. Na sequência, o responsável juridicamente pelo empreendimento receberá o Formulário Integrado de Orientação Básica (FOBI), onde há a relação de documentos necessários e procedimentos cabíveis a serem tomados, bem como:
- Termo de Responsabilidade;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou equivalente do profissional responsável pelo gerenciamento ambiental da atividade;
- Declaração da Prefeitura de que o empreendimento está de acordo com as normas e regulamentos do município.
Ainda podem ser solicitados alguns outros como:
- Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos ou Certidão de Registro de Uso da Água, emitidas pelo órgão ambiental competente;
- Título Autorizativo, emitido pelo Departamento Nacional de Produção Mineração (DNPM).
É por meio do Termo de Responsabilidade e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que o responsável pelo empreendimento e o responsável técnico pelo mesmo, se comprometem e declaram aos órgãos competentes que fora tudo devidamente instalado e os equipamentos e procedimentos são capazes de operar de acordo com as normas e padrões estabelecidos.
É de suma importância que, ao empreender e/ou realizar operações que possam impactar o meio ambiente, seu empreendimento esteja em vigor e de acordo com as normas estabelecidas seja pela esfera federal, estadual ou municipal. Isso porque, para o desenvolvimento do país, é necessário que estejam alinhados o desenvolvimento socioeconômico e o ambiental também.
Impactos negativos são globais. É necessário que se busque cada vez mais formas de desenvolver a sobrevivência e a economia de maneira ecológica e sustentável. Por isso, fazer sua parte hoje, pode fazer a diferença no amanhã principalmente das futuras gerações.